Visitas Para Blogs -->

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

05.02-020


Você está no blog da CBT – Sala de Imprensa - Pitaco
Inventário dos Blocos

Bloco Tradicional

Fotos e Vídeo

Biblioteca










Crônicas e Opiniões


Rua Isaac Martins, 125 – Centro (em frente a Fonte do Ribeirão) - (98)3212-8295 / (98)8129-5958 – casadobloco.slz@gmail.com
Pitaco do Bira


E era uma vez...
Ubiratan Teixeira Filho*
Não tenho como responder, realmene o nosso blog não é bonito e não estamos atualizando, diariamente, como nesses blogs profissionais que atulham o ciber espaço e mesmo que quizessemos estar mudando tudo todo dia, não teríamos assunto. Versamos sobre um nicho muito limitado, fossemos falar sobre a folia do carnaval ainda teríamos dificuldade.
Recebi uma crítica no facebook que me deixou pensativo. Um “amigo facebook” postou que nosso blog está desatualizado e é feio.
Mas porque tive que pensar?
Porque essa pequena declaração feita por quem não conheço e de quem nada sei senão que, um dia, pediu para ser “meu amigo” naquele site de relacionamento pseudo social e que, mesmo não o conhecendo e porque lá não sou Ubiratan e sim Casa do Bloco Tradicional e também por imaginá-lo interessado no que trabalhamos aceitei-o como venho aceitando todos os que desejam relacionar-se com a CBT.
Mas, novamente me indago, porque tive que pensar?
Aqui reconheço que a Coluna do Machado, dessa semana, foi a espoleta que me jogou nesse limbo e olhem que ele, Henrique Machado, escreve sobre um desabafo que fiz e que, antes mesmo desse “amigo facebook” reclamar sobre a feiura do blog e de sua falta de atualização diária, já vinha com os princípios desse pensar.
Antes de tudo preciso contar de como surgiu a idéia do blog, foi assim: Plin!
Não que não tenha sido pensado e repensado antes desse fatidico “plin”. Eu estava apaixonado pela causa Bloco Tradicional, fremia de vontade em levar essa manifestação para além dos muros invisíveis de São Luís, queria que o mundo conhecesse essa brincadeira brincada com seriedade apenas aqui em nossa Ilha Rebelde. Mas como fazê-lo? Internet! Teria que ser via esse espaço sem fim, sem limites e sem barreiras e, por ser sem limites e sem barreiras, imaginei suscitar uma discussão ampla e sem barreiras que pudesse servir de apoiamento e validação daquilo que vínhamos descobrindo com nossas pesquisas. No início, sem saber direito onde eu etava, foram apenas informações básicas sobre as coisas do INRC e, aos poucos, surgiram as variantes até chegarmos onde chegamos: talvez um beco sem saída.
Não há alimentação de informações, não há a mão dupla entre Blog CBT e Blocos Tradicionais como se o Inventário fosse coisa apenas do grupo de pesquisqadores e não de interesse de todos. E não adianta eu pedir, implorar (Paulinho dos Feras sabe que me ajoelhei em sua frente implorando informações e notícias, não adiantou nada) que nos alimentem com seus feitos, que nos permita dizer ao mundo, mais amplo que a comunidade restrita que os consome, das coisas e realizações de seus blocos.
Pensam que adiantou? Nada! Adiantou nada falar que de nada lhes adianta reclamar da falta de apoio, que a “mixuruca” que recebem do erário público sequer lhes permite comprar as plumas das ricas fantasias que vimos brilhar na Passarela, que estão endividados até o gogó para poder “brindar ao povo” com o carnaval da tradição, que “só não desistem” pelo amor aos “seus” blocos.
Nã sei de nada do que realmente recebem do Estado e do Município, não me interessa saber e sim ver o resultado. Se estão endividados, se compram de “seu próprio” bolso não sei (e acho que compram, não há por que mentir), mas só uma coisa que poucos entenderam: desfilar bonito, mostrar fantasia rica e esplendorosa não é “fazer Bloco Tradicional”. Está certo que para a platéia daquele instante (na passarela) interessa sim, mas isso é pouco, não mostra e nem diz o que são e porque existem!
Ora porque? Muitos hão de dizer, é pelo dinheiro... Será?
E se for? Como fazem para esticar a grana pouca, o que fazem para vender bem a imagem de seu Bloco? Isso eu nãosei e poucos sabem. Aqui, como sempre, o adendo já amplamente conhecido: Os Feras faz, Os Foliõres faz, Os Brasinhas faz e fazem bem feito. Não lhes apetece somente existir no período do carnaval, mas sabemos que outros também estrebucham durante o ano todo, fazem aconrecer e não dizem. Preferem continuar enclausurados em suas comunidades, parece que se envergonham de ser Bloco Tradicional fora do período do carnaval.
É isso minha gente! É isso que queremos e é por isso que existe o Blog da Casa do Bloco Tradicional: para mostrar que vocês existem, para dizer ao mundo que vocês fazem acontecer, que trabalham em suas e por suas comunidades, que prestam serviços preciosos não só dentro de suas pequenas confrarias, que se preocupam com o ser sem se importar muito com o ter.
Olhem aqui. Me ajoelhei diante de Paulinho, implorei para que Brasa me dissesse das coisas de seu bloco, conversei horas a fio com Goiabeira, com seu Lobo, com Silvana, com Rossine, com Claudivan, com Edilson e... Nada!
Porque será?

(*) Ubiratan Teixeira Filho é coordenador de imprensa e editor do Blog Casa do Bloco.
.

A seção Pitaco veicula artigos assinados e a CBT não se responsabiliza por opiniões e afirmações nesses contidos que são de responsabilidade única de seus autores.

Um comentário:

  1. Companheiro Bira Filho
    Garanto que vou comentar sobre "E ERA UMA VEZ...", mas antes quero o meu comentário a respeito do último artigo do companheiro Machado, liberado para publicação, pois o mesmo já está com o prazo estrapolado de espara pela liberação do mesmo, o que neste sentido, já posso também entender tal acontecimento como um ato de censura, não da sua parte mas talvez tenha a ver com o que foi contestado pelo Machado.
    Caso eu estaeja equivocado, peço que o amigo desconsidere esta minha manisfestação, mas,ja pode ser motivo do não povoamemnto vitural deste blog.
    Contudo é bom provocar para envolver mais interessados na discussão de desenvolvimento dos Blocos Tradicionais, e vale ressaltar a sua última estrofe que diz "Olhem aqui. Me ajoelhei diante de Paulinho, implorei para que Brasa me dissesse das coisas de seu bloco, conversei horas a fio com Goiabeira, com seu Lobo, com Silvana, com Rossine, com Claudivan, com Edilson e... Nada!
    Porque será?", também pergunto Porque será??????? meu amigo Bira....Porque será?

    Com Carinho Tradicional, daqueles que sempre tive da sua famíla (Mãe e pai), meus eternos professores.
    Um bjo.
    Gigi Moreira

    ResponderExcluir

Identifique-se, comentários anônimos não serão aceitos