Visitas Para Blogs -->

terça-feira, 12 de outubro de 2010

05.01-062


CBT – Sala de Imprensa

São Luís (MA), 22 de março de 2011

Ainda sobre o carnaval
A riqueza do carnaval de São Luís não é apenas e luxo e a beleza dos Blocos Tradicionais que, desde a primeira metade do século passado encanta e alegra o folião luduvicente.
Não! Temos mais, muto mais como os Blocos Organizados que, à luz dos fatos históricos, bem poderiam ser chamados de Turmas de Samba que, nos anos 50 e 60, vieram a ser embriões das atuais Escolas de Samba do Maranhão. Também poderiam alguns taxarem de “primos pobres” do Bloco Tradicional não fossem muitos diferenciais entre um e outro – o mais marcante são os instrumentos.
Mas não importa se um dia virão ser Escolas de Sambas capengas ou que troquem de instrumentos e se alinhem a Blocos Tradicionais. Nada disso importa, o que importa de verdade é a vontade alegre de brincar carnaval e entrar na passarela com modelitos feitos em TNT (Tecido não tecido)  como no Bloco “No Maranhão o Babaçu Abunda” (uma mudança ao já folclórico dito bem nosso sem o “o” antes do babaçu) e calçar os pequenos diabinhos com sandálias toscas (talvez aproveitando algum colchão velho) imitando o caule do ouro vegetal maranhense (observe no vídeo abaixo) ou mesmo como fez bloco “Os Gorgeadores” que desfilou com uma meninada vestida em roupa branca simples, daquelas domingueiras, segurando varas com flores de plástico e cabeças com tiaras (no meu tempo era atraca) floridas igualmente em plástico daqueles que entulham as casas do (antigo) 1,99.
Mas sobre e nesse segundo me encantou aquela garotinha pulando como se perseguindo um pássaro gorgeador que somente ela via, e aquelas vovozinhas saltitantes alegres esquecidas das dores e maselas de anos sofridos, apenas rostos e fatos dentre tantos que vi e que deixaram um gostinho de “quero mais”. E se você também ficou com essa impressão aí estão dois desses momentos: Os Blocos Organizados “No Maranhão o Babaçu Abunda” e “Os Gorgeadores” que, talvez com a ajuda daquele pássaro imaginário da garotinha, tenha conseguido ficar em 2º lugar.

Ubiratan Filho


Bloco Organizado
Colocação
Vídeo
Os Gorgeadores
MPEG2 /VFL
00:02:48
X
X
Bloco Organizado
Colocação
Vídeo
No Maranhão o Babaçu Abunda
12º
MPEG2 / VFL
00:03:12
X
X
x

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se, comentários anônimos não serão aceitos