Visitas Para Blogs -->

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

05.02-013


Você está no blog da CBT – Sala de Imprensa - Pitaco
Inventário dos Blocos

Bloco Tradicional

Fotos e Vídeo

Biblioteca










Crônicas e Opiniões


Rua Isaac Martins, 175 – Centro (em frente a Fonte do Ribeirão) - (98)3212-8295 / (98)8129-5958 – casadobloco.slz@gmail.com
Coluna do Machado



Toda regra tem exceção!

Amigos é perceptível a minha preocupação com a falta de organização administrativa e de trabalhos sociais das Associações que são registradas como Blocos tradicionais, a grande maioria não cumpre os seus objetivos sociais previstos nos estatutos e se restringem a utilizar sua documentação apenas para receber subvenção estadual e municipal para fazer Carnaval, mas como toda regra tem exceção, ora se tem! Vou citar três belos exemplos de estruturas e de seriedade com a coisa pública:

Os Foliões
Entidade de Utilidade Pública Municipal e Estadual, com sede no Centro da cidade, na Rua das Crioulas, desenvolve ações cultuais e sociais durante todo o ano, visando a promoção da cultura popular e do folclore brasileiro, bem como a realização de espetáculos e a manutenção e atualização das tradições. Além de bloco carnavalesco realizam outras atividades por meio do Grupo Foliões, da Dança Portuguesa Raízes de Portugal, das salas de leitura, da Via Sacra da São Pantaleão e do elenco permanente de teatro, do Reisado Folias de Natal, das equipes de corte, costura, bordados e do Concurso Literário Mestre Walmir Moraes Correa.
Foram recentemente contemplados com o Prêmio Culturas Populares, uma das maiores honrarias do Ministério da Cultura e projeta-se em nível nacional pela qualidade de seus projetos e ações socioculturais e em 2008 foram elevados a categoria de Pontinho da Cultura e Ponto de leitura do Ministério da Cultura, devido aos trabalhos com crianças e jovens pó meio da cultura popular. Possuem uma biblioteca completa, com mais de 600 livros, e material de informática para fortalecer os seus projetos. Na verdade já conquistaram oito prêmios nacionais.
Viagens Nacionais e Internacionais, tais como: São Paulo, Pará, Rio Grande Do Sul, Piauí, Distrito Federal, Canadá, EUA, França e Bélgica; exposições na Argentina, Peru, Bolívia, Finlândia, República Tcheca, Portugal e Espanha, vários CD´s gravados e um dos blocos que detém uma das maiores galerias de troféus do carnaval maranhense. .

Os Tremendões
Com sede na Vila Gorete, na Camboa, em baixo da Ponte Bandeira Tribuzzi, está inserido em uma das áreas de grande risco social da nossa cidade. Caracteriza-se por ser um grupo de comunidade e para comunidade.  Um dos blocos que detém mais títulos no carnaval maranhense, caracteriza-se por apresentar sempre belíssimos desfiles com luxuosos e bem acabados figurinos, conserva o ritmo da sua batucada e realiza empolgantes apresentações durante todo o ano, cantando grandes composições de Oberdan (ver vídeo) e Zé Raimundo Gonçalves.
Podemos citar entre as varias atividades desenvolvidas: os Bingos, as Domingueiras, os encontros de blocos tradicionais todos realizados visando à recreação dos seus componentes, a sua integração com a comunidade e a captação de recursos para manter as despesas do grupo. Devemos destacar o Encontro de Gigantes que iniciou em 1993 com Chiador, Zé Alberto, Humberto de Maracanã e Roberto Ricci com seu violão que fazia às vezes de batalhão. Hoje integra o calendário junino da cidade e só não é mais realizado na comunidade, porque o publico que vai prestigiar o evento cresceu tanto que a área não comporta mais tanta gente.

Os Tropicais do Ritmo
Fundado em 26 de Junho de 2006 a Associação Folclórica e cultural “Bloco Tradicional Tropicais do Ritmo” tem sede localizada na travessa da Pannair, 188, próximo a Secretaria Municipal de Urbanismo, no bairro de São Cristóvão. Seu lema e não ser apenas mais um bloco de carnaval, mas um grupo que constrói um trabalho social para sua comunidade.
Cumpre uma extensa lista de apresentações o ano todo pela cidade e organizam animadas festas juninas no seu Arraial. Realizam eventos no Dia das Mães, das Crianças, na semana santa; qualquer data festiva e desculpa para estar próximo da sua comunidade, além de ser o único bloco que possui um coral infantil.

- Vai “Querer?! Vai Querer?!
- Vai!
- Vai “Querer?! Vai Querer?!
- Vai!
- Para a CBT?
- Nada!
- Para a CBT?
- Nada!
- Para Os Foliões?
- Tudo!
- Para Os Tremendoes?
- Tudo!
- Para Os Tropicais do Ritmo?
- Tudo!

Henrique Machado

.

A seção Pitaco veicula artigos assinados e a CBT não se responsabiliza por opiniões e afirmações nesses contidos que são de responsabilidade única de seus autores.

2 comentários:

  1. Muito bom mesmo!!! adorei, e temos mais de 40 Blocos Tradicionais se mais da metade fizesse o que esses três Blocos fazem a categoria com toda certeza estaria muito mais valorizada.

    Thaizza Araujo

    ResponderExcluir
  2. Thaizza.
    Na verdade são 48 Blocos Tradicionais.
    CBT

    ResponderExcluir

Identifique-se, comentários anônimos não serão aceitos