Visitas Para Blogs -->

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

05.02-011


Você está no blog da CBT – Sala de Imprensa - Pitaco
Inventário dos Blocos

Bloco Tradicional

Fotos e Vídeo

Biblioteca










Crônicas e Opiniões


Rua Isaac Martins, 175 – Centro (em frente a Fonte do Ribeirão) - (98)3212-8295 / (98)8129-5958 – casadobloco.slz@gmail.com
Coluna do Machado


Intrusos no Samba

Vou falar de uma coisa que já vem me incomodando a algum tempo nos desfiles dos blocos tradicionais e que para muitos é inovação, para outros é apenas uma forma de compensar aqueles que não puderam desfilar fantasiados, para outros é uma forma de complementar os seus desfiles para engrandecer o tema. São os tais grupos na frente dos blocos, que vou chamar aqui de “Comissão de Frente” e os grupos de apoio.
 Não dá mais pra ver e já estão enjoados os casaizinhos de terno e vestido longo dançando valsa quando comemoram 15 anos, personagens circenses, meninas vestidas de jardineiras, alas de colombinas e outros personagens. Chega de Comissões de Frente, bloco tradicional não é isso.
 O máximo que é aceitável e deve ser permitido são alegorias de mão. Quem não se lembra dos Foliões no ano do Guerreiro que levaram tochas e escudos, Os Brasinhas vestidos de Mosqueteiro de capa e espada e os Trapalhões com Os seus Cavaleiros Templários de espadas e escudos, para citar alguns. Como ficou bonito e o tema permitia, não vai demorar muito vamos encontrar blocos na passarela com tripés e carros alegóricos na ânsia de conquistar os jurados e o público, já vi até bloco levando para avenida duas fantasias, a bateria com uma e os balizas com outra, parecia nossos blocos organizados (Charangas), não dá mais para suportar.
 Outra coisa que está descaracterizando a muito tempo os desfiles dos blocos tradicionais são os tais grupos de apoio que já deveriam ser abolidos. Apóiam o que? Os caras passam desfilando no meio do bloco, atrapalhando a sua evolução, isso quando não ficam perfilados numa corrente humana amarrando o desfile. Ah! Não posso esquecer-me das tais fumaças coloridas que encobrem os blocos numa nuvem de fumaça, atrapalhando o seu visual e deixam um mau cheiro na passarela.
 A Comissão de Carnaval deve repensar o regulamento do desfile chega desses elementos estranhos quem quiser passar pelos blocos vista sua fantasia, pois o espetáculo que o público quer ver na passarela é o bloco completo com a sua belíssima fantasia, o saltitar das suas balizas, o ritmo forte dos seus contratempos e escutar a melodia dos seus sambas-tema.


Henrique Machado

.

A seção Pitaco veicula artigos assinados e a CBT não se responsabiliza por opiniões e afirmações nesses contidos que são de responsabilidade única de seus autores.

8 comentários:

  1. é verdade henrique,eles tentam uma inovaçao que só atrapalha os desfiles dos blocos,qualquer dia veremos ala nos blocos,ai será um fim do tradicional desfiles!!!!!!!!!!!
    em relaçao ao grupo de apoio,de apoio não tem nada eles só conseguem atrapalhar a apresentaçao do bloco e tudo mais
    tem uns que levam os arcos de baloes,que ja ta até sem graça
    fechando o bloco!!!!!!!!!!!!!uma inovaçao que só descaracteriza as apresentaçoes dos blocos!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Até que enfim alguém pra contestar essas "inovações". Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Bom concordo com varias coisas ditas pelo Henrique, comissão de frente em Bloco Tradicional é o cumulo, fumaça, idem, entre outras coisas. O que eu discordo é sobre o grupo de apoio, eles são importantes sim no desfile dos blocos, o que está faltando é uma organização dos próprios diretores das agremiações, não são todos os blocos que o grupo de apoio não fazem nada, posso falar pelo Bloco Tradicional Os Tremendões que é o Bloco onde eu saio, lá o grupo de apoio é ciente do seu papel, é proibido entrar no bloco e sair pulando (esse espaço são dos brincantes), somente em situações necessárias. São eles, pelo menos no meu Bloco responsáveis pela organização do desfile, cronometragem, em observar brincantes - alguns passam mau, alguns estão com algum problema na fantasia, é um trabalho que não é feito somente dentro da passarela, mais inicia-se na concentração, eles sempre levam uma agulha, uma linha, um cochete, eles têm esse papel lá no bloco, eu não seu quanto aos outros, mais no Bloco Tradicional Os Tremendões um desfile sem um Grupo de Apoio faria falta sim!!!

    Thaizza Araujo

    ResponderExcluir
  4. Ubiratan Filho respondeu...
    Thaizza.
    Acompanhei os desfiles na Passarela do Samba e “tentei” registrar em vídeo as apresentações. Falo e grifo tentei por não ter conseguido melhores imagens por causa do, aqui contestado, grupo de apoio que atrapalhou consideravelmente não apenas a evolução em alguns blocos, como também ao desejo de registrar.
    É lógico com existem exceções (parodiando Henrique), pouquissimas exceções o que é lamentável. Em muitos dos blocos havia quase paridade entre os que compoem o corpo do bloco (brincantes e batucadas) e esse tal grupo de apoio.
    Além do que, cara figura, senti o desejo de alguns blocos em se igualarem a Escola de Samba em todos os quisitos: Ví comissão de frente (que detestei), vi fumaça escondendo o brilho das fantasias e tapando a visão de quem lá esteve para assistir o espetáculo do bloco e viram fumaça, ví fogos de artifício desviando a atenção de quem deveria ver o brilhar dos bloco ao invés daquele espetáculo alumiando o céu, ouví o espocar de milhares de bombas que abafou o batucar das batucadas e também ví mães dentro do bloco brigar com filhotes e filhotas que teimavam em brincar despreocupados e despreocupando o desejo de fazê-los passistas, ví um mundão de sombrinhas e guarda-chuva tapando a visão da platéia roubada pelo desejo insano de muitos que se esquecem, ou não sabem, o que é Bloco Tradicional.
    Digo aqui não como membro da equipe da Casa do Bloco Tradicional, nem como aquele que tentou fotografar e filmar por entre um povaréu estranho que, por vestirem uma camisa que os diz apoio, fizeram-se presentes com mais brilho que o brilho ofuscado dos brincantes e batuqueiros.
    Talvez o título esclhido pelo Henrique não tenha representado o qu7e vimos na passarela...
    Ubiratan Teixeira Filho
    Admirador e parceiro do sonho da CBT

    ResponderExcluir
  5. eu concordo muito com o henrrrique prq o bloco bem preparado ñ precisa de apoio no meio da passarela ,prq se ele é o melhor é sinal q ele não vai falhar em nada

    ResponderExcluir
  6. Ubiratan Teixeira Filho.
    Concordo com o que você disse, e não contestei sobre fumaça, comissão de frente, bombinhas, sobrinhas etc. Pelo contrario, acho isso tudo horrível e até que enfim alguém pra contestar isso. O que eu falei, não sei se você leu direito, mais foi que no "meu bloco" que é O Bloco Tradicional Os Tremendões o grupo de apoio sabe o seu papel e contribuem muito com o nosso desfile, e que se tirassem faria-mos muita falta, que era a vontade do Henrique (pelo menos foi o que ele escreveu, que isso deveria ser abolido). Essa confusão toda acontece porque falta uma organização da própria agremiação e seus dirigentes, pois, em muitos casos não deixam claro qual é o papel do grupo de apoio. Acho que a solução para essa confusão seria incluir uma clausura falando o papel do grupo de apoio no regulamento do carnaval.

    ResponderExcluir
  7. (Ubiratan responde Thaizza)
    É claro que li seu comentário e foi pela lucidez de suas colocações que, pela primeira vez, resolvi incluir comentário meu (sou editor do blog).
    Veja que no segundo parágrafo, coloquei "É lógico com existem exceções (parodiando Henrique), pouquissimas exceções o que é lamentável." Dentre essas poucas está o seu bloco que,diga-se a bem da verdade, fez exatamente o oposto no sábado - dia 12 - no desfile dos campeões e transformou a passarela em um verdadeiro bazar turco roubando, da platéia, o direito de ver os campeões em sua plenitude. Sabemos que ser campeão é para poucos - não para Os Tremendões, já acostumados em vencer carnavais -, porém nós, publico que vibrou e aplaudiu vocês no desfile do dia 5, não tivemos o direito pleno de olhá-los campeões. Naquele dia chuvoso havia mais apoio que brincante e o mar de sombrinhas e guardas-chuva nos tapou a visão.
    Quando ao entendido de que Henrique deseja estipar a equipe de apoio acho que você deva não ter entendido. É claro que o apoio deva existir, mas quando falo em apoio não me refiro àquele mundão de gente, vestidos em camisas indicando-os apoio, ladeando o bloco sem função alguma (vi e vimos mães brigando com filhos brincantes e dezenas de apoios empunnhando maquinas fotográficas atrapalhando o desenvolver dos blocos). É esse o "apoio" que abominamos.

    Ubiratan Teixeira Filho

    ResponderExcluir
  8. Thaizza responde Ubiratan)
    Eu Também abomino esse tipo de grupo de apoio onde você diz que "(vi e vimos mães brigando com filhos brincantes e dezenas de apoios empunnhando maquinas fotográficas atrapalhando o desenvolver dos blocos)." mais vale ressaltar que, no desfile dos campeões não havia a segurança que existiu no dia 05, o dia do desfile oficial, então não tinha como controlar aquela multidão meu caro. infelizmente.

    ResponderExcluir

Identifique-se, comentários anônimos não serão aceitos