Visitas Para Blogs -->

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

03








Menu

Mestre Walmir








O Bloco Tradicional

Surgidos na primeira metade do século XX, os Blocos Tradicionais por muito tempo foram conhecidos como Blocos de Ritmo ou Blocos de Tambor Grande, devido a sua cadência rítmica, bem como pela utilização de contratempos – grandes tambores de compensado, cobertos, em geral, com couro de bode, que acompanham os sambas que trazem à memória os antigos carnavais de São Luís.
Além de ser marcada pelo som peculiar dos contratempos, a musicalidade dos blocos conta com a percussão de marcações, retintas, cabaças, reco-recos, agogôs, afoxés, ganzás e rocas. O som resultante favorece a fusão com diversos estilos musicais, que animam a dança dos tocadores e demais brincantes, chamados de balizas, que realizam uma coreografia saltitante.


































Os Blocos Tradicionais também se caracterizam pelo esmero com que produzem o figurino: apresentam-se com fantasias luxuosas, com golas, mantos, chapéus, camisões, cangas, perneiras e botas.
Na atual dinâmica do carnaval maranhense, cada bloco escolhe anualmente um tema, que serve de inspiração para a composição das letras dos sambas e para a criação das fantasias. Os grupos apresentam-se em diferentes espaços, com destaque para a passarela do samba (local onde disputam o título de campeão do carnaval) e os circuitos de rua, embora também realizem apresentações e atividades durante outras épocas do ano. Nessas ocasiões, saúdam o público com sua expressão característica: “Vai Querer, Vai Querer?!”
São 48 blocos espalhados pela ilha de São Luís em três municípios: São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. Para melhor pesquisá-los foram alocados em 6 áreas de abrangência, conforme o quadro abaixo.

Área
Blocos
Abrangência (Bairros)


1
13
Centro, Lira, Belira, Vila Bessa, Madre Deus, Goiabal, Codozinho


2
9
Monte Castelo, Liberdade, Camboa, Diamante.


3
7
Outeiro da Cruz, Alemanha, Ivar Saldanha, Caratatiua, João Paulo, Bairro de Fátima.


4
3
Vila Embratel, Anjo da Guarda.


5
9
Habitacional Turu, Cohab Anil, Coatrac, Parque Vitória, Cruzeiro do Anil,.


6
6
Cidade Operária, Jardim América, São Cristóvão, Maiobão, São José de Ribamar


O que você encontrará nessa Sala:
Blocos – áreas:
Cada um dos 48 blocos possue áreas onde você conhecerá:
Brasão
Dados sobre gerenciamento dos blocos
Histórico do Bloco
Participação no último carnaval:
Grupo que desfilou
Data do desfile
Últimas 5 colocações no concurso
Fantasia
Estilista
Aderecista
Deseno ou foto da fantasia
Música Tema:
Compositor
Interprete
Letra da Música
Vídeo do desfile
Fotos do desfile
Música para ouvir
x