Visitas Para Blogs -->

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

04.04.004

CBT – Sala Vovô Criança – Galeria da Fama

Maria do Perpétuo Socorro Almeida Leitão






Maria do Perpétuo Socorro Almeida Leitão Nasceu em Humberto de Campos, no dia 4 de maio de 1928. Formou-se em Serviço Social e em Línguas pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA.
Casada, mãe de cinco filhos, Socorro, juntamente com o Dr. Amaral de Matos, participou da fundação do Hospital Juvêncio Matos, onde exerceu o cargo de assistente social por 52 anos.
Grande apreciadora do folclore maranhense participou de vários Blocos Tradicionais que faziam as apresentações na casa dela. Com o desaparecimento desses blocos, Socorro Leitão e um grupo de amigos, em 31 de janeiro de 1969, fundaram o Bloco de Ritmo “Os Versáteis”, tendo ela participado da diretoria como colaboradora. Na época como era proibida, pela diretoria dos blocos, a participação de mulheres, partindo de uma idéia de Socorro, fundou-se o bloco: “Estou Aí”, composto só de mulheres (esposas dos componentes e parentes), que surgia de repente na frente dos Versáteis.
Na década de 70, Socorro funda a primeira dança portuguesa de São Luis, “Uma Noite em Portugal” e o bloco alternativo “Toca Fogo Nisso”, este composto das suas amigas de serviço.
Em 19 de Julho de 2009, ela veio a falecer deixando saudades a todos os familiares e amigos da Cultura.


X
Retornar para

Retornar para
x

x