Visitas Para Blogs -->

domingo, 12 de setembro de 2010

05.01.001


Este blog foi desenvolvido por Ubiratan Teixeira Filho – Pesquisador INRC
Exposição “Vai querer?! Vai Querer?”
(Recortes do Universo dos Blocos Tradicionais do Maranhão)

A programação festiva teve início no dia 16 de agosto (segunda-feira) com a abertura da exposição Vai Querer?! Vai Querer?! Recortes do Universo dos Blocos Tradicionais do Maranhão, às 19h30, no anexo da Oficina Escola (Praia Grande, S/N, em frente ao Terminal de Integração). Um amplo complexo que emoldurou de forma sublime as homenagens a grandes expressões do carnaval maranhense que não mais se encontram no plano terrestre, bem como indumentárias, instrumentos e vídeos, além da participação mágica do Coral Infantil do Bloco Tradicional Os tropicais e as apresentações contagiantes dos blocos Pierrô, Os Vigaristas do Ritmo e Os Versáteis.
 A mostra reúne fotografias, fantasias dos 47 blocos tradicionais de São Luís e instrumentos. Permanecerá aberta à visitação pública até o dia 15 de outubro, de segunda a sexta-feira, de 9h às 12h e das 14h30 às 17h30. Serão realizadas, também, oficinas de ritmo e rodas de conversa com mestres populares integrantes de blocos.
 A exposição homenageia cinco figuras expressivas dos Blocos, recentemente falecidas. Além de Seu Walmir, serão homenageados Walterlino Madeira (Bloco Tradicional Vigaristas do Ritmo), Socorro Leitão (Bloco Tradicional Os Versáteis), Ivonildo Pereira (Bloco Tradicional Vigaristas) e João Mouchereck (Antigo Bloco Vira-Latas, já extinto).
 Durante a exposição, será exibido o DVD do Desfile dos Blocos Tradicionais na Passarela do Samba, no carnaval deste ano, mostrando ao público toda a particularidade dessa manifestação tipicamente maranhense. Será também inaugurada uma lojinha para a comercialização de produtos confeccionados e produzidos pelos blocos, além de exposição de artesanato e barracas de comidas do Centro de Artes Japiaçu.


Retornar para

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se, comentários anônimos não serão aceitos