Visitas Para Blogs -->

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

03.01.044-2


CBT – Sala Mestre Walmir – Blocos
INRC

Bloco Tradicional

Imágem e Vídeo

Biblioteca




Área dos Blocos









Bloco Tradicional Os Vampiros – História do Bloco


X

História do Bloco


Em uma manhã de Sábado, na Praça 11, Avenida 12, Rua 11, do III Conjunto COHAB Anil, reuniu-se um grupo de amigos para tomar umas cervejinhas e relembrar o carnaval que havia passado.
Na memória ficou marcada a lembrança daqueles blocos tradicionais que vimos na Madre Deus. Que coisa majestosa! Linda! Exuberante! Enfim ficamos deslumbrados e encantados com tudo isso e veio a pergunta: Porque não montamos um bloco desse aqui na COHAB?
No primeiro momento a pergunta provocou um espanto para todos, mas com o desenvolvimento do bate-papo, foi cada vez mais fixa a idéia e quando demos por conta, já estávamos discutindo o nome que seria colocado para o bloco tradicional, e a cada momento surgiam nomes e a discussão ficava mais quente.
No entanto pensávamos em uma alusão aos antigos carnavais, onde os blocos tradicionais recebiam nomes sátiros, como: OS BROTOS, OS VIRA-LATAS, OS VELHINHOS TRANSVIADOS, OS TARADOS, OS MAL ENCARADOS, daí o nome “OS VAMPIROS”, buscando passar para as pessoas a alegria, a fábrica de sonhos e ilusão que é o carnaval e sugar a tristeza e nostalgia dos foliões.
Por fim, com o nome escolhido e a vontade de criarmos um bloco dava-se por fundado o mais novo Bloco Tradicional de São Luís do Maranhão, no dia 1 de abril de 2000.
No ano de 2001, o Bloco Tradicional OS VAMPIROS entrava pela primeira vez em uma passarela do samba para disputar o carnaval na categoria de blocos tradicionais no grupo B, o grupo de acesso. Com o tema “SOU VAMP, UMA EXPLOSAO DE ALEGRIA, o bloco logo no seu primeiro ano de experiência foi consagrado CAMPEÃO do Carnaval Oficial de Passarela, promovido pela Prefeitura de Municipal de São Luís.
No ano de 2002, o bloco entrou na Avenida do Anel Viário pela segunda vez, para disputar o título do Carnaval Oficial de Passarela, na categoria de Bloco Tradicional em um nível mais elevado, pois estamos no Grupo A, o grupo de elite da categoria de Blocos Tradicionais.
Com o tema “CAROLINA A VIRGEM DAS ÁGUAS CRISTALINAS”, o bloco atingiu seu apogeu, o lugar mais alto do pódio e um título inédito no carnaval do Maranhão. Foi o consagrado CAMPEÃO do grupo A, título este que levou o bloco a escrever uma historia inesquecível no carnaval maranhense, pois até então, nenhum bloco tinha sido campeão dois anos seguidos em grupos diferentes e só com dois anos de idade.
 Ainda no ano de 2002, o bloco participou do Festival Internacional de Música de São Luís, na comemoração dos 390 anos da cidade, interagindo culturalmente em escala global com os mais diversos ritmos, estilos, origens, crenças e culturas.
Em 2003 o bloco entrou na passarela pela terceira vez, para disputar mais uma vez o título do Carnaval de São Luís, na sua categoria. Com o tema “HORIZONTE DO ORIENTE”, o bloco ficou em segundo lugar apresentando a mais bela fantasia do carnaval e também a melhor música, continuando assim no topo, juntamente com outros blocos, graças ao trabalho desenvolvido durante o ano inteiro por sua diretoria.
No ano seguinte, em 2004, Os Vampiros apresentaram o tema “BARREIRINHAS, O ÍCONE DAS AMÉRICAS”, exaltando as belezas naturais dos lençóis maranhenses, este ano não houve concurso promovido pela Prefeitura de São Luís. No ano seguinte (2005) em forma de canto e poesia foi apresentada uma proposta reflexiva sobre a vida e o universo, com o tema “OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA: ÁGUA, TERRA, AR E FOGO”.
Já em 2006, foi a vez de exaltar o elemento mais tradicional do carnaval, o matreiro ARLEQUIM, e a proposta apresentada para o concurso, teve como tema “O DIVINAL ARLEQUIM QUE VIROU VAMPIRO PARA ENCANTAR O CARNAVAL”, conquistando a segunda colocação no concurso. Em 2007, apresentou “O DEUS TUPÃ E A SUA CRIAÇÃO”. No ano seguinte o tema proposto “ENCANTOS, TAMBORES E MAGIA NA CORTE DA VAMPIROMANIA”.
No ano de 2009, em comemoração ao ANO DA FRANÇA NO BRASIL, o bloco traduziu em canto e alegria o sentimento de igualdade, liberdade e fraternidade, ideais da Revolução Francesa, com o tema “NUM SONHO FRANCÊS O ADEUS A FLÔR DE LIZ”, ficando em quarto lugar no concurso do carnaval maranhense.
O Bloco Tradicional Os Vampiros, nos anos de 2005, 2006, 2007 e 2009 participou das manifestações momescas da cidade de Barra da Corda.
Em 2010, o ano em que se comemoram dez anos da fundação do Bloco Tradicional Os Vampiros, levaram para a passarela do samba, para participar do concurso realizado pela Prefeitura Municipal de São Luís, o tema “OJÚ OBÁ-UM REI AFRICNO NO REINADO DE MOMO.
(Texto copiado do Blog do Bloco)


xx
História do Bloco


x

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se, comentários anônimos não serão aceitos