Visitas Para Blogs -->

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

BT Arlequim de Ouro, 1





Sala Mestre Walmir – Blocos – Arlequim de Ouro


X


Fundada oficialmente em 06 de janeiro de 2000, A CIA FOLCLÓRICA E CULTURAL ARLEQUIM DE OURO, nasce com o intuito de resgatar a antiga tradição folclórica do bairro Areal, hoje Monte Castelo. A Companhia é mantenedora do BLOCO TRADICIONAL ARLEQUIM DE OURO que busca divulgar a identidade cultural do Maranhão para as diversas comunidades do Brasil e do mundo.
 A Cia tem procurado desenvolver também os aspectos educacionais, profissionais e principalmente proporcionar aos adolescentes, jovens e adultos,  acesso à cidadania, respeito e dignidade, ampliando seus horizontes culturais, fortalecendo sua identidade sócio-cultural contribuindo dessa maneira, para a melhoria da qualidade de vida, atuando de forma positiva para a erradicação da violência e da marginalidade.
 A apresentação tem duração em média de 60 minutos. Não são utilizadas danças estilizadas. As danças apresentadas seguem suas formas originais e representam a real projeção do folclore, tanto no canto quanto no instrumental ao vivo, que segue um ritmo percussivo bastante original e empolgante, e as indumentárias procuraram retratar a originalidade desta cultura.
No primeiro ano, o Arlequim apresentou o tema: ARLEQUIM, SUA HISTÓRIA ENTRE MAGIAS  E    ENCANTOS,   onde   conta   à   história  deste personagem. Em 2002 o tema foi: O OURO NEGRO DO FRECHAL, uma homenagem às comunidades negras do Maranhão, em especial a do Quilombo do Frechal. Em 2003, o tema foi: PRAIA GRANDE, O MAIS BELO MUSEU A CÉU ABERTO DAS AMÉRICAS, uma exaltação ao histórico bairro da Praia Grande em São Luís do Maranhão, hoje patrimônio cultural da humanidade. Em 2004, com o tema: MÃE ÁFRICA, homenagem a nossa Mãe África, que muito contribuiu para nossa cultura e nossa miscigenação. Em 2005 cantamos e encantamos com O FASCINANTE REINO QUELUZ DOS LENÇÓIS ENCANTADOS DE CURURUPU. Onde retratamos em forma de poesia e na imaginação os mistérios e encantos da nossa Cururupu, que possui uma lenda tão rica e misteriosa. Para o carnaval de 2006, o tema foi VARGEM GRANDE, A TERRA DO SANTO VAQUEIRO, homenagem a cidade de Vargem Grande –MA, onde destacamos os festejos de São Raimundo dos Mulundus, que era vaqueiro e tornou-se santo. E do seu festejo participam milhares de pessoas  vindas  não  somente  de  cidades  do  Maranhão, como de outros estados do Nordeste e outras regiões do Brasil. Em 2007, homenageamos a belíssima cidade histórica de Viana-MA, destacando seu acervo arquitetônico e suas belezas naturais, com o tema VIANA, JÓIA RARA DO MARANHÃO. Em 2008, homenageamos o nosso Tambor de Crioula, hoje patrimônio imaterial do Brasil. Com o tema TAMBOR DE CRIOULA, BEM CULTURAL DO MARANHÃO. Em 2009, homenageamos “D. COSME, O IMPERADOR DA LIBERTAÇÃO”. Sem querer criar um novo herói, sem querer vislumbrar algo irreal. Mas, mostrar uma releitura do que esse personagem popular representou e representa para a História do Maranhão e do Brasil.
É pretensão do grupo, trabalhar mais com temas relacionados a histórias e lendas do Maranhão. De forma, a retratar, divulgar e preservar a nossa verdadeira identidade cultural.
Em 2002, lançamos também nosso primeiro CD, onde foi indicado ao prêmio Universidade FM, promovido pela Rádio Universidade FM.
Desde sua estréia o Arlequim de Ouro apresentou-se em importantes eventos na cidade de São Luís tais como: Encontro Estadual dos Bancários - VII Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Artística (ENEARTE); Circuito Deodoro – Praia Grande; Passarela do samba; AABB- Associação Atlética Banco do Brasil; Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal – APCEF; Laborarte; Sesc; Iate Clube de São Luís,  Sebrae-MA; I e II Feira Cultural da Praia Grande; Associação do Renascença; 32ª Festa da Juçara no  Maracanã; Apresentações na Praia Grande, para grupos de turistas nacionais e internacionais, através da Secretaria de Cultura do Estado, e Fundação Municipal de Cultura-FUNC.
(Texto fornecido pelo Bloco)

X
Informações sobre o Bloco:


Nome Oficial do Bloco
Companhia Folclórica e Cultural Arlequim de Ouro


Município
São Luís


Bairro
Monte Castelo


Área
2


Data de Fundação
6 de janeiro de 2000


Primeira Apresentação
-


Endereço
-


Telefone contato
(98) 3236-9154, (98) 8841-4658


Representante
Manoel Simão Soares Filho


Email



Site/Blog






Carnaval 2011


Grupo
-


Data da Apresentação
-


Tema do Carnaval
-


Integrantes
-


Batucada
-


Estilista
-


Compositor
-


Classificação
-

x

X
Vídeo
X
X
Fotografias
X