Visitas Para Blogs -->

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

03.01.022-2


A Casa do Bloco Tradicional está inventariando os Blocos para pleitear reconhecimento, pelo IPHAN, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
Rua Isaac Martins, 175 – Centro (em frente a Fonte do Ribeirão) - (98)3212-8295 / (98)8129-5958 – casadobloco.slz@gmail.com
Você está na Sala Mestre Walmir ► Blocos ► BT Os Foliões
História
Os Foliões é o mais novo ponto de cultura e de leitura do Brasil, oficializado em 2008 pelo governo federal, através do MINC. As premiações devem-se ao valioso trabalho em prol da cultura brasileira e forte contribuição à sociedade, através de suas produções e projetos socioculturais, que beneficiam crianças, adolescentes e adultos.
Em 2009, a entidade conquistou seis prêmios nacionais, oriundos do Governo Federal, através do MINC e da FUNARTE. A vitoriosa entidade foi fundada no dia 01 de maio de 1976 pelos artistas populares Walmir Corrêa, Waldete Moraes Corrêa, Mauro Sérgio Machado, Carlos Augusto e Luís Fernando Lima de Sá Vale, companheiros de longos anos de tradições culturais e folias de rua. Para os irmãos Moraes Corrêa, a realização de um sonho e a continuação de uma vida dedicada à arte popular, em especial o carnaval, que teve início com a vitoriosa Tribo Os apaches, prosseguindo com charangas  de rua e o Bloco Os Vigaristas.
Com a estrela do pioneirismo, tornou-se o primeiro de sua categoria a apresentar fora das divisas do Maranhão e das fronteiras brasileiras, ganhando prêmios em outros continentes. Mantendo-se em atividade o ano inteiro, valorizou ainda mais a categoria dos blocos de ritmo, lançou discos e vídeos, desenvolveu projetos socioculturais em comunidades, investiu em ações junto a crianças e adolescentes, criou extensões artísticas e consolidou-se como entidade de utilidade pública e forte marca cultural.
Divulgando seus projetos sob o título Bloco Mais Bonito do Brasil, mostra ao país e ao mundo a riqueza da arte popular maranhense, a força dos tambores do Maranhão, a elegância e o profissionalismo de nosso povo.

x


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se, comentários anônimos não serão aceitos